Publicidade
Brasil

Bahia comemora 200 anos da Independência do Brasil no estado neste 2 de julho

Série de reportagens narra a luta do povo baiano para a expulsão, definitiva, do exército português do país; assista

Imagem da noticia Bahia comemora 200 anos da Independência do Brasil no estado neste 2 de julho
Nossa história é de luta
• Atualizado em
Publicidade

Neste domingo, 2 de julho, a Bahia comemora os 200 anos da Independência o Brasil no estado. Uma data que simboliza a luta de todo um povo por liberdade.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O estado foi palco de intensas batalhas para conter o exército de Portugal, que resistia ao "Grito do Ipiranga", em 7 de setembro de 1822, e que culminaram na expulsão, definitiva, das tropas da Coroa Portuguesa.

"Nosso povo nunca foi passivo, nunca aceitou a dominação, nunca aceitou que decidissem, de fora, as nossas coisas e os nossos destinos, e sempre lutou para expulsar. Nós lutamos, expulsamos. E toda uma parte, a principal parte da expulsão dos portugueses foi feita pelos nativos locais", destaca a historiadora Antonieta D'Aguiar, lembrando que a história do povo baiano passa por uma série de batalhas.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência no estado, a TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, produziu a série especial "Nossa História é feita de Luta".

Em 5 episódios, historiadores narram a história da formação do estado e de seu povo - da chegada dos portugueses à fundação da primeira capital do Brasil -, o surgimento de personagens emblemáticos - com destaque para duas mulheres Maria Quitéria e Maria Filipa -, às grandes batalhas, até chegar, enfim, a independência. Confira todas as reportagens abaixo.

Episódio 1: "Da exploração portuguesa às batalhas pela liberdade"

No 1º episódio, intitulado "Da exploração portuguesa às batalhas pela liberdade", historiadores traçam uma linha do tempo, da chegada dos portugueses ao Brasil à criação da primeira capital brasileira, Salvador, 1549. Os especialistas contam também o nascimento do povo baiano - uma miscigenação entre europeus, indígenas e negros - e como essa identidade deu origem um povo disposto a lutar por seus ideais.

Episódio 2: "As batalhas"

No 2º episódio, intitulado "As batalhas", historiadores contam estratégias audaciosas usadas pelos baianos para vencer o exército português, apesar da desvantagem bélica que possuíam, até culminar na "Batalha de Pirajá", considerada definitiva para que a população conseguisse expulsar os colonizadores.

Episódio 3: "As heroínas"

No 3º episódio, intitulado "As heroínas", historiadores explicam como três mulheres foram determinantes para a vitória do povo baiano contra o exército português. São elas Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Filipa.

Episódio 4: "Caboclos e Caboclas"

No 4º episódio, intitulado "Caboclos e Caboclas", historiadores lembram da adesão dos povos indígenas e dos vaqueiros conhecidos como 'Encourados de Pedrão' à resistência contra o exército português, e destacam o quanto esses dois grupos foram essenciais para a vitória e conquista da independência da Bahia.

Episódio 5: "Viva o 2 de Julho"

No 5º episódio, intitulado "Viva o 2 de Julho", último da série de reportagens, historiadores explicam o verdadeiro significado da data para o povo baiano e os símbolos culturais que compõem essa festa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade