Publicidade
Brasil

Fernández chega a Brasília para 5ª reunião com Lula em 6 meses

Presidente da Argentina vem ao Brasil pedir apoio econômico do governo e terá encontro com Pacheco e Rosa Weber

Imagem da noticia Fernández chega a Brasília para 5ª reunião com Lula em 6 meses
Alberto Fernández Foto: Joédson Alves / Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe pela 4ª vez em Brasília o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O homólogo do petista chegou ao Palácio do Planalto às 13h10 desta 2ª feira (26.jun) e terá compromissos durante todo o dia na capital federal.

Oficialmente, o encontro de Lula e Fernández acontece, a convite do presidente brasileiro, por causa da comemoração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Além disso, os aliados discutirão mais uma vez a possibilidade de um apoio econômico do Brasil ao país vizinho. 

Em meio à crise política e econômica instalada na Argentina, no último sábado (24.jun), os partidos do país definiram os candidatos da eleição que acontece em outubro deste ano.

Fernández não disputará a reeleição. Quem concorre pela chapa é o atual ministro da Economia, Sérgio Massa.

A inflação anual na Argentina ultrapassou a marca de 100%, e o peso, moeda oficial do país, sofre desvalorização constante. 

Lula estuda viabilizar uma ajuda financeira do Brasil para os argentinos por meio de eventual entrada do país no NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), o "Banco dos Brics" ? hoje presidido por Dilma Rousseff. Esse processo, porém, dependeria de várias mudanças burocráticas na estrutura da organização financeira.

Nessa alternativa apresentada por Lula, o Brasil financiaria empresários brasileiros que exportam para a Argentina, seu 3º maior parceiro comercial. Posteriormente, o país de Fernández teria de pagar a dívida ao Brasil.

Nesta 2ª feira, o presidente da Argentina terá uma reunião bilateral com Lula no Palácio. Depois, os dois seguem para um almoço no Palácio do Itamaraty. É a 4ª vez do argentino na capital brasileira. Lula também já visitou Buenos Aires neste mandato.

Eis todos os encontros dos aliados:

  • 1 de Janeiro - Fernández participa da posse de Lula, em Brasília;
  • 22 de Janeiro -  visita oficial de Lula à Argentina em sua 1ª viagem internacional;
  • 2 de Maio - o presidente da Argentina vem a Brasília;
  • 30 de Maio - Fernández participa da cúpula de presidentes sul-americanos, em Brasília;
  • 26 de Junho - o presidente da Argentina vem a Brasília;

No fim do dia, Fernández encontra o presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade