SP: ônibus gerenciados pela EMTU passam a aceitar pagamento por aproximação
Iniciativa também está sendo testada em estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade
Camila Stucaluc
Os ônibus que atendem linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) já estão aceitando pagamentos por aproximação. Agora, os passageiros podem embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, bem como celulares ou smartwatches, e aproximá-los do validador localizado na catraca.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o governo paulistano, a iniciativa tem como objetivo levar mais agilidade e facilidade para o dia a dia dos usuários. Atualmente, 85% dos ônibus contam com a tecnologia, que será ampliada para mais 4 mil veículos a partir da primeira quinzena de julho. Com isso, a modalidade atingirá 100% da frota.
"O recurso de pagamento por aproximação no transporte público de São Paulo é uma inovação na mobilidade que se adequa aos dias atuais e possibilita maior praticidade e agilidade à viagem dos passageiros, melhorando o fluxo na hora do embarque", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
+ Nota Fiscal Paulista libera R$ 30,7 milhões para resgate de créditos
Além dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, a Autopass também ampliou o projeto piloto do sistema de pagamento por aproximação em estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade. Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações:
- João Dias (Linha 9);
- Jabaquara (Linha 1);
- Ipiranga (Linha 10);
- Consolação (Linha 2);
- Brás (Linha-11);
- Belém (Linha-3);
- Tatuapé (Linha-12);
- Estação Aeroporto (Linha-13);
- Trianon (Linha-2);
- Campo Belo (Linha-5);
- Osasco (Linha-8);
- Granja Julieta (Linha 9).