Bolsonaro se desculpa após divulgar fake news sobre vacina
"Houve um equívoco da minha parte", escreveu o ex-presidente no Facebook
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se desculpou, por meio de publicação no Facebook, neste domingo (18.jun), por ter afirmado durante conversa num evento, no sábado (17.jun), que vacinas tem grafeno - o que é falso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Em relação a uma conversa no dia de ontem, na cidade de Jundiaí (SP), sobre a existência de óxido de grafeno na vacina de tecnologia mRNA, houve um equívoco da minha parte", escreveu Bolsonaro.
"Como é de conhecimento público, sou entusiasta do potencial de emprego do óxido de grafeno, por isso inadvertidamente relacionei a substância com a vacina, fato desmentido em agosto de 2021. Mais uma vez lamento o falado e peço desculpas", complementou.
Não existe óxido de grafeno (OG) em nenhuma vacina, seja de mRNA, seja de outra tecnologia. Porém, no sábado, além de ter feito a afirmação de que havia na do primeiro tipo, Bolsonaro disse que, conforme bula da Pfizer lida por ele, o OG se acumula no testículo e ovário. Não há evidência sobre esse acúmulo ocorrer.
As falas do ex-presidente foram acompanhadas no evento pelo senador Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entre outras pessoas.
Veja também: