Navio com 12 toneladas de oxigênio chega no Amapá
Estado enfrenta surto de síndromes respiratórias e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
O navio de apoio oceânico Iguatemi, da Marinha do Brasil, chegou na manhã desta 3ª feira (23.mai) em Santana, no Amapá, com uma carga de 12 mil toneladas de oxigênio, para abastecer 30 novos leitos do Hospital Universitário (HU).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O governo do estado decretou emergência em saúde pública devido a um surto de síndromes respiratórias e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A maioria dos pacientes têm idade entre 7 meses e 4 anos.
Pelos últimos números, o Hospital da Criança e do Adolescente e o Pronto Atendimento Infantil registram 171 pacientes internados, sendo 35 em Unidade de Tratamento Intensivo. No Hospital da Mulher Mãe Luzia, 18 bebês com menos de um mês estão internados.
O Navio de Apoio Oceânico "Iguatemi", da #MarinhaDoBrasil, chegou hoje, ao cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana-AP, com 32.695 m³ de oxigênio, equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal, que irão atender crianças vítimas de síndromes respiratórias. pic.twitter.com/b99jqFIWS7
? Marinha do Brasil (@marmilbr) May 23, 2023
De janeiro até a primeira semana de maio, o Amapá teve aumento de 53,11% nos casos de síndrome gripal e de 108,33% na evolução para as formas mais graves da doença, na comparação com o mesmo período de 2022.
Os tanques de oxigênio foram adquiridos por meio de tratativa do Governo Federal com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pelo HU e serão usados nos novos 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 20 clínicos do HU que serão abertos a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).