Publicidade
Brasil

Em 10 anos, cresce quatro vezes o número de casamentos homoafetivos

Estudo mostra que casais femininos representam 56% do total registrado no país

Imagem da noticia Em 10 anos, cresce quatro vezes o número de casamentos homoafetivos
aliancas
• Atualizado em
Publicidade

A Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), base de dados nacional de nascimentos, casamentos e óbitos administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), apresentou os números mais recentes de uniões homoafetivas no país. Em 10 anos, o número de casamentos cresceu quatro vezes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ainda de acordo com o levantamento "São Paulo lidera o ranking de celebrações homoafetivas, tendo realizado 38,9%, com quase 30 mil matrimônios. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 8,6% dos casamentos, (6.574), Minas Gerais, com 6,6% das celebrações (5.062), Santa Catarina, com 5% oficializações (3.835), e Paraná, com 4,6% cerimônias (3.536)".

nova_tabela_casamento_gay

Os matrimônios entre casais femininos representam 56% do total de casamentos homoafetivos no Brasil, tendo sido realizadas 42.872 celebrações deste tipo em cartório. Já os matrimônios entre casais masculinos representam 44% do total de casamentos homoafetivos no Brasil, tendo sido realizadas 33.558 celebrações, informa a Arpen-Brasil.

"O casamento entre pessoas do mesmo sexo é mais uma conquista cidadã que é celebrada nos Cartórios de Registro Civil do Brasil. É aqui que nascem os direitos do cidadão brasileiro, com seu primeiro registro e com a certidão de nascimento, e também é aqui que nasce esta nova família brasileira, formada por pessoas que se amam e que tem seu direito de convivência assegurado com o casamento civil", estaca Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

Quais os passos para casar?

  • Apenas maiores de 18 anos
  • Procurar um cartório de registro civil, acompanhado de duas testemunhas
  • Devem levar os documentos pessoais como identidade e comprovante de residência
  • Apresentar certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos)
  • Dar entrada na habilitação do casamento
  • O valor do casamento é tem variação de preço em todas as unidades da Federação

O que é a Arpen-Brasil?

Fundada em setembro de 1993, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) representa a classe dos Oficiais de Registro Civil de todo o País, que atendem a população em todos os estados brasileiros, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, o casamento e o óbito.

* Com informações da assessoria de imprensa da Arpen-Brasil

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade