Dia das mães: 13,8 milhões vão comprar presentes na última hora
Segundo o setor de lojistas, a expectativa é que data movimente R$ 33,2 bilhões no comércio
Neste final de semana, as lojas estão cheias de consumidores que estão comprando os presentes das suas mães na última hora. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a expectativa é de ao menos 13,9 milhões de brasileiros em estabelecimentos comerciais nas últimas horas antes da data comemorativa.
Ao todo, 128,7 milhões de brasileiros devem fazer compras para as mães. A pesquisa conversou com 753 consumidores das 27 unidades federativas do país, entre os dias 31 de março e 6 de abril e possui um índice de confiança de 95%.
Shoppings são os preferidos
Já um estudo Instituto Sem Parar, que entrevistou 738 pessoas entre os dias 3 e 8 de maio, mostra que 44% dos presentes serão comprados nos shopping centers, apontado como o lugar favorito dos consumidores. 27% dizem que preferem adquirir pela internet, enquanto outros 26% irão fazer as suas aquisições no comércio local.
A pesquisa também indicou que 54% dos consumidores desejam gastar até R$ 200 nos presentes. Outros 25,7% de R$ 200 a R$ 400, 16% disseram que vão desembolsar mais de 400% e 4,2% preferiram alternativas mais econômicas, de até R$ 50.
Vendas devem encolher
O estudo da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no Dia das Mães deverá atingir R$ 13,17 bilhões em 2023. Caso confirmada, a expectativa representa uma retração de 4,1% em relação aos indicadores financeiros do ano passado. Segundo o responsável pela pesquisa, o economista Fábio Bentes, o índice negativo é um reflexo da situação econômica do país. "Neste ano, a demora na recuperação das condições de consumo da população tem provocado sucessivas revisões nas expectativas de crescimento da economia e do próprio varejo", afirma.
Leia mais:
Com as expectativas de redução das vendas, a contratação de trabalhadores temporários também deve ser menor que o ano passado, passando de 23,7 mil para 21,9 mil. Em contrapartida, o salário médio de admissão deve ficar 7,2% acima do de 2022, sendo estimado em torno de R$ 1.667,50.
O ramo de vestuário, calçados e acessórios, que tradicionalmente é o queridinho dos consumidores no Dia das Mães, continuará tendo uma maior fatia das vendas, com uma previsão de faturamento de R$ 6 bilhões. Porém, é esperado uma queda de 3% em relação a 2022. Farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos devem arrecadar R$ 3 bilhões, enquanto que estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos movimentará R$ 1,3 bilhão.
*Estagiário sob supervisão de Lis Cappi.