Publicidade
Brasil

Aprovada ampliação de direito da mulher a acompanhante nos serviços de saúde

Medida vale para rede pública e privada em todo tipo de consulta ou procedimento

Imagem da noticia Aprovada ampliação de direito da mulher a acompanhante nos serviços de saúde
Aprovado direito da mulher a acompanhante nos serviços de saúde
• Atualizado em
Publicidade

Nesta 4ª feira (22.mar), o Senado aprovou devolveu para a Câmara, para apreciação final, um projeto que garante às mulheres o direito de ter acompanhante nos atendimentos em serviços de saúde públicos e privados, mesmo nos casos em que a sedação não é necessária. O texto, relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), tramitou em regime de urgência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Quando entrar em vigor, a lei vai garantir que toda mulher poderá ser acompanhada de uma pessoa maior de idade em quaisquer tipos de exames ou procedimentos. As pacientes não precisarão avisar nem ter o consentimento dos profissionais de saúde.

O projeto também determina que hospital, laboratório, clínica ou consultório indique um acompanhante. Isso vale para casos em que a mulher estiver sozinha e precise ser submetida a um procedimento que envolva sedação, ou redução do nível de consciência, ou capacidade de reação.

O estabelecimento não poderá cobrar pelo acompanhamento e a paciente terá o direito de recusar o nome indicado e escolher outro, independentemente de justificativa. O nome escolhido terá de ser registrado em documento.

Leia também:

+ Senado escolhe duas mulheres para Mesa Diretora

+ Atentados contra autoridades unem governo e oposição

+ Mulher é estuprada e agredida pela mãe do noivo em casamento

+ Avião cai nos fundos de supermercado em Goiânia e deixa 2 mortos

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade