Tempo de espera para tirar visto americano cresce e chega a 18 meses em SP
Demora acontece em meio ao acúmulo de pedidos não emitidos devido à pandemia de covid-19

Camila Stucaluc
Brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos precisam se planejar pouco mais de um ano antes. Isso porque, segundo a embaixada norte-americana, o tempo de espera para emissão do visto de turista/visitante no consulado em São Paulo chega a 549 dias, número superior ao registrado no fim do ano passado - 420.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A espera para o visto B1/B2 também é grande nos consulados de Brasília e Rio de Janeiro, que demoram, em média, 469 dias e 451 dias para emitir o documento, respectivamente. Para tentar acelerar o processo, o governo dos Estados Unidos estendeu, em fevereiro, a autorização para que os consulados dispensem a entrevista presencial.
O Departamento norte-americano atribuiu o tempo de espera prolongado ao acúmulo de pedidos não emitidos devido à pandemia de covid-19. No site de solicitação, a entidade pede que o pedido para a emissão do documento seja enviada com "bastante antecedência", já que as embaixadas tentam dar conta do volume.
+ Ucranianos ganham 2 anos de visto no Brasil
De acordo com uma pesquisa do AG Immigration, apenas em janeiro os Estados Unidos emitiram 75.341 vistos de turismo para brasileiros. O número, o maior registrado desde 2018, representa um aumento de 10,67% sobre o mês anterior e responde ainda por 94,52% de todos os vistos expedidos para brasileiros em janeiro.