Amazônia terá veículo sustentável, mais rápido e barato, um "barco voador"
Startup testa o equipamento em lagoa do Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA) no interior de SP
O desafio de se locomover pela região Norte do país, que tem poucas estradas e muitos rios, pode ter uma nova era. Em vez dos moradores dependerem apenas das balsas, catamarãs e barcos, que são lentos e oferecem poucas opções de horário, ou dos aviões, com passagens caras, podem ter a opção de um "barco voador".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com casco de lancha e asa de avião, o Volitan é uma aposta da startup AeroRiver, incubada no Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). É lá que, inclusive, testes já estão sendo feitos -- como mostra a foto com o equipamento na lagoa no ITA.
O ecranoplano, como é chamado tecnicamente, tem crédito com os cientistas por oferecer, exatamente, as soluções necessárias àqueles problemas. É rápido tanto na água quanto no ar. Também tem maior capacidade de carga e consome 40% menos energia em comparação a um avião comercial.
O teste é feito com um veículo seis vezes menos que o projetado. O oficial terá 18 metros de comprimento. Para construí-lo, a AeroDriver captou R$ 2 milhões de investidores-anjo. O objetivo é conquistar R$ 10 milhões para preparar o lançamento até dezembro desse ano.
Veja também: