Publicidade
Brasil

Excesso de chuvas elevou o nível de água nos reservatórios do país

Sistema Cantareira está no maior nível desde 2012, operando com 70% da capacidade

Imagem da noticia Excesso de chuvas elevou o nível de água nos reservatórios do país
sistema cantareira
• Atualizado em
Publicidade

O excesso de chuvas nesse início de ano aumentou bastante a quantidade de água nos reservatórios, principalmente nos estados do sudeste.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água para 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, está no maior nível desde 2012, operando com 70% da capacidade.

Em fevereiro, só nas cidades do entorno do reservatório, choveu quase 284,4 milímetros, bem acima da média esperada para o mês, que era de 200,4 milímetros.

"Isso dá tranquilidade tanto para a operação da Sabesp, como pra nossa população, que não deve passar por problemas de estresse hídrico nos próximos meses, e talvez até nos próximos anos", afirma Emerson Martins Moreira, gerente de recursos hídricos da região metropolitana. 

Desde o início do período úmido, que começou em novembro do ano passado, a quantidade de chuvas surpreendeu técnicos e meteorologistas. No Cantareira, por exemplo, o nível dos reservatórios mais que dobrou nos últimos quatro meses - de 32,2% para 70% - consequência das precipitações abundantes que caíram em toda região sudeste.

A chuva encheu os reservatórios, mas também trouxe destruição aos quatro estados do sudeste.

Enquanto chove na região mais populosa do país, parte do sul do Brasil enfrenta estiagem, principalmente o Rio Grande do Sul. É uma consequência da La Niña, fenômeno climático que mudou as características das estações nos últimos anos.

Por outro lado, nas regiões mais chuvosas, a venda de materiais de construção disparou, já que muitos moradores tiveram que consertar suas casas.

"A demanda de produtos impermeabilizantes, telhas principalmente, com as chuvas, quebra de telhas, infiltrações, lonas também estamos vendendo bastante hoje por conta de barrancos", afirma Anderson Valério do Sacramento, gerente de casa de materiais de construção.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade