Golpe do cartão, furtos e roubos: veja como curtir folia em segurança
Febraban recomenda uso de dinheiro em espécie e atenção redobrada nesta época do ano
SBT News
Golpes com troca de cartões, problemas com o pagamento por aproximação, além de furtos e roubos costumam acabar com a festa de Carnaval para milhares de foliões. Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta semana dicas para prevenir e evitar golpes durante a folia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A instituição aconselha levar dinheiro em espécie ao invés de cartões e celulares, mas se não for possível, confira algumas dicas de segurança:
- Após a compra, sempre confira o seu cartão:
O golpe da troca do cartão acontece quando o golpista se passa por um ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor se aproveita de um momento de distração, presta atenção na senha que está sendo digitada e entrega outro cartão à vítima, que só percebe horas depois. Em alguns casos, os próprios golpistas desviam a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra.
Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo. Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor.
O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, aconselha que as pessoas prestem atenção ao comprar algo na rua com cartão e ressalta que o cliente não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado.
"É muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro", acrescenta.
Para o PIX, as dicas são as mesmas. Fique atento ao valor que está sendo pago e não entregue o celular ao vendedor.
- Retire a função de pagamento por aproximação ou guarde o cartão em um local seguro:
Uma comodidade para as pessoas, o pagamento por aproximação pode se tornar uma dor de cabeça caso o folião não mantenha o cartão em um local seguro, como pochetes, bolsas com zíper ou outro tipo de fechamento, usadas sempre na frente do corpo. Além da possibilidade de furto, isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração. A Febraban orienta que o cartão não fique solto em bolsos e bolsas.
- Atenção a furtos e roubos:
Como qualquer evento grande e gratuito, os blocos de Carnaval também são alvos de criminosos, deixando os foliões suscetíveis a furtos e até mesmo roubos de celulares. A Febraban reforça que aplicativos de bancos contam com o máximo de segurança, mas indica que, em caso de roubo, perda ou furto, o folião comunique imediatamente o banco e registre um boletim de ocorrência. Também recomenda o uso de bloqueio de tela inicial com biometria facial e digital, o que dificulta o acesso ao aparelho.
Além disso, a Federação desencoraja que senhas e informações pessoais sejam mantidas em blocos de nota ou outro aplicativo no celular. Como a maioria dos roubos ocorre quando a pessoa está utilizando o aparelho, o ladrão geralmente tem acesso ao dispositivo já desbloqueado.
- Uso do celular:
Além das dicas já citadas, antes de sair, certifique-se de que o aparelho está 100% carregado e se há conexão com a internet no local. É recomendado fazer backup dos dados na nuvem para o caso de perda do celular.
Caso seja necessário, entre em contato com os telefones de emergência da Polícia Militar (192), do SAMU (192) e dos Bombeiros (193).