PF deflagra operação contra fraudes bancárias em contas de prefeituras
Desvios somam mais de R$ 1,9 milhão; foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão

Ana Karoliny Barros
A Polícia Federal executou 13 mandados de busca e apreensão no Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo nesta 5ª feira (16.fev). As ações fazem parte da operação Cyber Impetum, que busca avançar nas investigações sobre as fraudes de mais de R$ 1,9 milhão nas contas bancárias de prefeituras municipais de diversos estados, em janeiro de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A instituição financeira declarou que foram realizados acessos e transações fraudulentas com uso de engenharia social por meio da internet, causando prejuízos financeiros aos clientes, que incluíam pessoas jurídicas, órgãos e entidades governamentais.
Segundo a PF, o valor desviado pode ser bem maior que o revelado até o momento. Foram identificados acessos em contas de outros clientes que, até o momento, não formalizaram o registro de contestação.
A PF está executando ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores voltados à descapitalização da estrutura criminosa. Os envolvidos são investigados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.