PF investiga desvios de recursos da saúde em Pernambuco
Organização social é suspeita de firmar contratos fraudulentos com governo do Estado
Camila Stucaluc
A Polícia Federal cumpre, nesta 3ª feira (24.jan), 17 mandados de busca e apreensão em Pernambuco e Sergipe para apurar possíveis desvios de recursos na área da saúde por uma organização social. Segundo os agentes, duas pessoas envolvidas no esquema também serão afastadas das funções na entidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A investigação começou com a análise dos contratos de gestão entre a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e a organização social investigada. Neles, foram identificados a contratação direcionada de prestadores, execução fictícia de serviços e superfaturamento dos valores pagos e na ocultação dos valores desviados.
"Essa organização social é responsável por celebrar contratos com o governo para gerir hospitais e UPAs importantes do estado. As irregularidades identificadas não são referentes à prestação em si dos serviços de saúde dos hospitais administrados pelo grupo, mas sim, de serviços terceirizados de atividade meio", disse a PF.
+ Ex-participante de reality é preso suspeito de torturar o próprio filho
A corporação informou ainda que os valores dos contratos firmados entre a organização e apenas uma das empresas investigadas superam R$ 89 milhões. No geral, os crimes apurados englobam organização criminosa, sonegação fiscal e lavagem de capitais, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão.