Quase 84% da população brasileira já respondeu ao Censo 2022, diz IBGE
Piauí, Santa Catarina e Paraíba compõem lista de estados com maior coleta de dados
Camila Stucaluc
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na 3ª feira (27.dez), que 178 milhões de pessoas já responderam ao Censo Demográfico de 2022. A cifra representa 83,8% da população do país, o que aumenta as expectativas para que a coleta dos dados termine em janeiro de 2023, assim como anunciado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o momento, os recenseadores já visitaram 87.786 milhões de domicílios. Os estados com maior cobertura são Piauí, com 96,8% da população atendida, Santa Catarina, com 92,7%, e Paraíba e Sergipe, ambos com 92%. Já entre os locais com a coleta mais atrasada estão Espírito Santo (75,8%), Mato Grosso (74,8%) e Amapá (73,3%).
Segundo o IBGE, os moradores que não responderam ao censo devem entrar em contato com o Disque-Censo 137. O serviço funciona em todos os estados brasileiros e será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de todo o país.
+ Dívida pública volta a subir e chega a R$ 5,87 trilhões
A nova edição do Censo Demográfico, que ocorre a cada 10 anos, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias. Neste ano, as visitas domiciliares começaram em agosto e abordam, como de costume, questões envolvendo renda, saúde, educação e emprego.