PF deflagra operação contra desvios de remédios de terra Yanomami
São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão no estado de Roraima
SBT News
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram, nesta 4ª feira (30.nov), a operação Yoasi, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).
A investigação foi instaurada após o recebimento de um inquérito civil, conduzido pelo MPF, que identificou o recebimento do vermífugo albendazol em quantidades inferiores ao adquirido pelo órgão, dentre outras irregularidades, ao apurar notícias divulgadas pela imprensa que relatavam a falta de medicamentos para malária e verminoses na Terra Indígena Yanomami.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O esquema criminoso deixou 10.193 crianças indígenas sem medicamentos, resultando no aumento de infecções e manifestações de formas graves da doença, com crianças expelindo vermes pela boca, apontam as investigações.
De acordo com a PF, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, no estado de Roraima, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal no estado. Entre os alvos estão agentes públicos do Dsei-Ye empresários suspeitos de se beneficiar do esquema.
Um deles também é investigado em outra ação, por suspeitas de participação em um esquema de desvio de recursos públicos do combate a covid em Roraima.
Os principais crimes investigados são fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação. A soma das penas para estes crimes pode ultrapassar 35 anos de reclusão.