Vice-presidente da NAB elenca chaves para sucesso da radiodifusão
Patrick McFadden concedeu entrevista ao SBT News durante congresso em Brasília
SBT News
O vice-presidente da National Association of Broadcasters (NAB), que representa as empresas do setor de rádio e TV, Patrick McFadden, disse, em entrevista ao SBT News nesta 5ª feira (17.nov), que há três chaves para o sucesso da radiodifusão: conteúdo de qualidade, tecnologia e redução da regulação da mídia.
Além disso, McFadden faz uma análise sobre o cenário da indústria de mídia nos dois paises.
Leia também:
SBT News -- Estava ouvindo sua apresentação e você disse que as emissoras de TV e rádio têm pelo menos três elementos para o sucesso. Quais são esses elementos?
Patrick McFadden -- Acredito que os três elementos para o sucesso contínuo das emissoras incluem tecnologia de conteúdo e paridade regulatória.
"As emissoras devem continuar investindo no conteúdo da mais alta qualidade que fazemos".
Estamos comprometidos e isso significa não apenas produzir o melhor entretenimento, exibir os melhores campeonatos de esportes e coisas assim.
Mas, também significa produzir jornalismo da mais alta qualidade, em uma época em que as pessoas recebem notícias de várias fontes diferentes. Produzir jornalismo de alta qualidade em que os espectadores e ouvintes possam confiar para ser preciso e justo, isso é mais importante, esse é o número um.
O número dois, em tecnologia, as empresas de tecnologia nos Estados Unidos, por exemplo, estão trabalhando duro para implantar o ATSC 3.0 ou a Next Gen TV [TV da próxima geração], que é um novo padrão de transmissão que aumenta a eficiência do espectro e permitirá que as emissoras forneçam imagens melhores, som de melhor qualidade, mas, também, abre novas oportunidades potenciais de receita, bem como a transmissão de dados.
Então, acho que avançar tecnologicamente será muito importante para as emissoras. Mas, há uma questão final de paridade regulatória, a realidade é que as emissoras em ambos os países enfrentam muitas regulamentações de mídia tradicional.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há limites significativos no número de emissoras, em que uma única entidade pode possuir ou controlar emissoras de TV, ou rádio. É limitado em termos de alcance de audiência nacional. Mas, também, é limitado em termos de quantas estações você pode possuir em qualquer mercado individual.
"Nossos concorrentes em diferentes setores da indústria de comunicações não enfrentam esses tipos de limitações tão grandes".
As empresas de tecnologias e plataformas, por exemplo, podem agregar um alcance nacional ou até mesmo um alcance global com muito mais facilidade do que as emissoras, que não podem fazer isso.
Então, precisamos encontrar maneiras que as emissoras continuem competitivas para que possam continuar a oferecer sua importante transmissão gratuita, incluindo jornalismo de alta qualidade, e estou confiante de que seremos capazes de fazer isso.
Mas, precisamos de um pouco de ajuda dos reguladores e legisladores. Pois, eles analisam nossa indústria e nossos concorrentes em termos de dólares e anos de publicidade, e a atenção dos olhos do público também é algo pelo qual estamos sempre competindo.
SBT News -- E qual é o terceiro elemento?
Patrick McFadden -- O terceiro elemento é uma paridade regulatória. A ideia de que precisamos de regulação e leis paritárias, os legisladores devem olhar para as emissoras e alguns dos regulamentos de mídia herdadas, e tentar encontrar maneiras de reduzi-los ou agilizá-los, para podermos competir de maneira mais eficaz com as grandes plataformas de tecnologia. Não sou a favor de regulamentar demais ninguém, nem as grandes plataformas.
SBT News -- Maior liberdade, talvez?
Patrick McFadden -- Talvez, mas certamente acho que as emissoras precisam de melhores oportunidades para poderem continuar sendo competitivas.
SBT News -- Patrick e em relação aos desafios que temos que enfrentar?
Patrick McFadden -- Você sabe que mencionei que grandes plataformas de tecnologia são apenas um potencial concorrente às emissoras, e assim estas enfrentam mais concorrência, para ter mais dólares da publicidade e por mais audiência.
Não são apenas serviços de cabo ou de satélite, e também os streamings de podcasts, de mídia social. São pessoas que passam o tempo jogando videogame em vez de assistir televisão ou ouvindo rádio.
Todos eles são concorrentes por atenção e participação na mente e, portanto, enfrentamos uma concorrência crescente. Enquanto isso, também enfrentamos uma concorrência crescente pelos dólares da publicidade, que são a força vital de nossa indústria.
"Acho que esse é o maior desafio que a indústria de transmissão enfrenta, que é continuar a produzir conteúdo que atraia espectadores e ouvintes, especialmente os jovens. Acho que é muito importante para o futuro da nossa indústria".
Continuar a competir por dólares de publicidade, para podermos financiar o investimento em entretenimento e jornalismo de alta qualidade que, esperamos, atraia esses espectadores e ouvintes.
SBT News -- Para enfrentar esse desafio, acredito que seja uma boa situação, por exemplo, dividir as despesas de produção na TV com streamers...
Patrick McFadden -- É uma ideia interessante. Sabe, uma das coisas em que pensamos muito são os padrões jornalísticos e a manutenção deles. Como fazer um jornalismo de melhor qualidade em que consumidores e cidadãos possam confiar e acreditar.
Uma das coisas de que acho é que as emissoras de nossos países têm muito orgulho é que produzem jornalismo de alta qualidade, com padrões editoriais de alta qualidade, onde os telespectadores e ouvintes podem realmente confiar.
"Quando eles sabem que podem acessar a sua emissora de rádio ou televisão local para conferir o resumo dos eventos do dia, que são tão importantes, para assim ser uma fonte confiável de notícias".
Sendo assim, as oportunidades de olhar para compartilhar os custos de produção são certamente interessantes, desde que possamos continuar a ter esses editoriais muito altos padrões.
Certamente estamos interessados em tentar encontrar maneiras de ser recompensados de forma justa pelo alto jornalismo que produzimos quando é compartilhado, publicado ou distribuído on-line.
SBT News -- Muito obrigado, Patrick.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promoveu nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.
Você também pode se interessar:
- Saiba como foi a SET Expo, em São Paulo. Leia e assista as entrevistas
- Acesse todas as entrevistas do Congresso Brasileiro de Radiodifusão - Abert, em Brasília
- Confira a cobertura do Global Media Congress, em Abu Dhabi