Lula vai à COP 27 em jato de empresário; mas Alckmin nega empréstimo de avião
"A informação que eu tenho é que não é emprestado. Estão indo juntos", justifica vice-presidente eleito
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta 2ª feira (14.nov) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou à Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, no Egito, de 'carona' no jatinho do empresário José Seripieri Junior. Numa tentativa de minimizar o episódio, Alckmin justificou que não houve empréstimo da aeronave.
"A informação que eu tenho é que não é emprestado. O proprietário está indo junto para a COP, então ele também vai participar da COP, está indo junto, então não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião", afirmou Alckmin. O vice ainda completou que governadores e outros políticos viajam no mesmo avião, que partiu na manhã desta 2ª feira do Aeroporto Internacional em Guarulhos, na Grande São Paulo. "Estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas, ambientais, enfim, todos juntos", afirmou Alckmin.
O proprietário da aeronave é fundador da operadora de saúde Qualicorp e atualmente é dono da Qsaúde. Seripieri Junior foi delator na Operação Lava Jato e preso em 2020 suspeito de envolvimento em crimes de caixa 2 na campanha de José Serra ao Senado em 2014. Ele fez um acordo com a Procuradoria-geral da República (PGR) e pagou uma multa de cerca de R$ 200 milhões.
Pessoa próxima de Lula, Seripieri Junior é amigo do petista há pelo menos uma década. O jato cedido é do modelo Gulfstream G600 e tem capacidade para transportar 12 pessoas.