Esplanada dos Ministérios é fechada para evitar acesso de caminhões
Ação preventiva de segurança restringe o acesso de veículos na região central de Brasília
A Esplanada dos Ministérios em Brasília foi fechada para veículos nesta 2ª feira (31.out). A restrição foi implantada como uma forma de precaução a protestos de caminhoneiros, após a divulgação de que o local poderia ser um espaço para atos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O bloqueio de Brasília ocorre a partir da altura do Ministério da Saúde, e impede a passagem de veículos para a Praça dos Três Poderes. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal monitora com câmeras os demais locais da Esplanada. O trecho será liberado quando houver nova avaliação. O espaço ainda permite a circulação de pedestres.
Os protestos ocorrem em diferentes estados e foram iniciados após o resultado das eleições presidenciais, com a vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Grupos de caminhoneiros alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) se colocaram contra o resultado, e fazem pedidos por uma intervenção militar.
Mas a ação não representa toda a categoria. Um dos líderes do movimento de greve em 2018, o caminhoneiro Wallace Landim -- mais conhecido por Chorão --, pediu que os colegas suspendam os bloqueios. "Parar o país vai prejudicar muito a democracia", disse, em um vídeo divulgado por redes sociais.