Escritor Silviano Santiago vence Prêmio Camões 2022
Obra do mineiro conta com vasta publicação de romances, contos e críticas literárias
Victoria Nogueira Rosa
O poeta e ensaísta Silviano Santiago venceu o Prêmio Camões 2022, considerado o mais prestigiado da literatura de língua portuguesa. Natural da cidade de Formiga, em Minas Gerais, o autor conta com uma vasta publicação, que também inclui romances, contos e críticas literárias. O anúncio foi feito na 2ª feira (24.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Autor de O Cosmopolitismo do Pobre e O Entre-lugar do Discurso Latino-americano, Santiago vai receber o valor de 100 mil euros, aproximadamente R$ 18 mil. Membro da Academia Mineira de Letras, ao longo da carreira, o literato venceu seis vezes o prêmio Jabuti. Pela Academia Brasileira de Letras (ABL), foi agraciado com o prêmio Machado de Assis.
Outros 13 brasileiros já foram homenageados com o Camões, como o cantor Chico Buarque, em 2019, e a escritora Lygia Fagundes Telles, em 2005. Entre os portugueses, está José Saramago, o único autor de língua portuguesa vencedor do Nobel de Literatura.
O prêmio, por sua vez, é organizado pelos governos de Brasil e Portugal. Além de ambos os países, integram o júri representantes de nações do continente africano que têm o português como idioma oficial.
Leia também: