Quase 1,4 milhão de jovens apresentam sobrepeso ou obesidade, diz Saúde
Cenário acontece em meio ao baixo consumo de alimentos saudáveis e falta de exercícios
Os maus hábitos alimentares e a ausência de exercícios físicos vêm prejudicando o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o início de outubro, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 1,4 milhão de jovens entre 10 e 19 anos com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A região Sul registrou o maior índice de obesidade e obesidade grave do país, com 13,13% e 4,33% dos adolescentes acompanhados, respectivamente. A cifra representa mais de 25 mil jovens. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste, com 11,48%; Centro-Oeste, com 10,91%; Nordeste, com 8,25%; e Norte, com 7,4%.
Segundo o Ministério, o cenário acontece em meio ao baixo consumo de frutas, verduras e legumes entre os jovens, acompanhando da maior ingestão de alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, biscoitos doces e salgados. Outro comportamento comum na faixa etária é a omissão do café da manhã, o que aumenta a produção de gordura corporal.
+ Gordofobia: cresce número de processos na Justiça
"A adolescência é uma janela oportuna para intervenções, uma vez que alguns padrões de comportamento relacionados à dieta e aos hábitos de vida podem ser estabelecidos, permanecendo na idade adulta e afetando diretamente a saúde dessas pessoas", diz a pasta, apontando também para a importância de realizar atividades físicas.