Com árvore de carcaças, Ação Cidadania lança a campanha "Natal sem Fome"
Lançamento, na praia de Copacabana, conta também com uma mesa montada para a ceia de pratos vazios
Larissa Lins
Neste domingo (16.out), Dia Mundial da Alimentação, a organização social Ação da Cidadania lançou, na Praia de Copacabana, a campanha Natal sem Fome. No evento de lançamento, que acontece na Zona Sul do Rio, a Ação montou uma árvore de Natal decorada com carcaças e restos de alimentos, além de uma mesa montada para a ceia, mas com pratos vazios.
Segundo Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, "o evento tem como objetivo escancarar a realidade da fome no Brasil". O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, lançado em junho de 2022, aponta que a fome atinge cerca de 33,1 milhões de pessoas no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No evento de lançamento, a organização instalou um equipamento para simular as compras mensais de famílias que recebem 303 reais por mês, além de painéis informativos, ponto de coleta de alimentos, atividades infantis e uma loja da organização. A orla de Copacabana é uma das mais famosas do mundo, por isso foi escolhida para se transformar em um espaço de reflexão e solidariedade com os brasileiros em situação de fome.
"Hoje, dezoito por cento das famílias brasileiras têm renda mensal de 300 reais, cerca de um quarto do salário mínimo. A insegurança alimentar está no dia-a-dia dessas pessoas e a campanha busca dar um Natal digno a essas famílias", apontou Daniel.
A Ação da Cidadania, fundada em 1993 por Herbert de Souza, o Betinho, que lançou a campanha Natal Sem Fome em 1994. Segundo a organização, mais de 22 milhões de pessoas receberam alimentos por meio da iniciativa. Em 2021, mais de 2.500 toneladas de alimentos foram arrecadados e beneficiaram mais de um milhão de brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal.
A campanha vai até dezembro e as doações podem ser feitas no site da Ação da Cidadania e entidades parceiras.
Veja as imagens: