Publicidade
Brasil

Quatro em cada 10 crianças vivem abaixo da linha da pobreza, aponta IBGE

Índice é o pior em uma década e atinge parcela maior de negros do que brancos

Imagem da noticia Quatro em cada 10 crianças vivem abaixo da linha da pobreza, aponta IBGE
Mulher com o filho no colo
• Atualizado em
Publicidade

Quatro em cada 10 crianças com menos de seis anos vivem abaixo da linha da pobreza --- o pior índice em uma década. A conclusão foi apontada em uma nova pesquisa do IBGE, divulgada esta semana.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Desempregada, Jéssica Costa sustenta os três filhos vendendo doces. A renda é inferior a um salário mínimo por mês. A vendedora recebe ajuda de uma ONG, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade, na região central do Rio de Janeiro. 

"Nós temos famílias que têm seis, oito, até dez [crianças]. São famílias que, além dos filhos, têm os netos. Então, fica muito grande, todos morando numa casa só", afirmou Olga de Cássia, presidente da ONG.

Usando estudos do IBGE, a PUC do Rio de Janeiro apontou que a pobreza atingiu, em 2021, 7,8 milhões de crianças com idades entre 0 e 6 anos em todo o Brasil --- quase 44,7% dos brasileiros nessa faixa etária. As crianças negras (54,3%) são as mais afetadas do que as brancas (32,4%). O levantamento se baseou na definição do Banco Mundial, de que pessoas em situação de pobreza vivem com menos de R$ 460 por mês. Na pobreza extrema, R$ 160.

A infância comprometida pela pobreza extrema vai além de um grave problema social que afeta milhões de famílias brasileiras. Ela também representa um desafio para o futuro do país, principalmente em relação ao desenvolvimento econômico. "No momento em que eu comprometo uma parcela tão significativa da minha primeira infância, mantendo as crianças em situação de pobreza, eu estou comprometendo produtividade futura. Isso sem mencionar o prejuízo individual que isso representa em termos de bem-estar econômico e social", destacou Ely Mattos, pesquisador da PUC-RJ.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade