Conheça os candidatos ao governo da Bahia
Quarto estado com mais eleitores do Brasil tem 6 candidatos ao Palácio de Ondina, a casa do governador
Matheus Caldas
No dia 2 de outubro, os eleitores irão às urnas votar em seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Na Bahia, estado com o quarto maior número de eleitores do Brasil, são seis candidatos ao Palácio de Ondina -- casa do governador do Estado.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Confira abaixo os nomes:
ACM Neto (União Brasil)
Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, 43, é neto do ex-governador e ex-senador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães (1927 ? 2007), que também foi prefeito de Salvador, ACM Neto tenta pela primeira vez ser governador baiano. Prefeito da capital baiana entre 2013 e 2020, ele também foi deputado federal de 2003 a 2012.
É o atual secretário-geral do União Brasil e foi presidente do Democratas, partido que se fundiu com o PSL para formar o partido ao qual é filiado atualmente. Sua vice é a empresária Ana Coelho, do Republicanos.
Neste ano, Neto concorre concorre pela coligação Pra Mudar a Bahia (PSDB/Cidadania/Republicanos/PP/PDT/PTB/Podemos/PSC/DC/PRTB/União/Solidariedade/PMN).
Giovani Damico (PCB)
Nasceu em 17 de setembro de 1992, em Santa Cruz das Palmeiras (SP). Se graduou e se licenciou em geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2017, e concluiu mestrado em ciências sociais pela instituição de ensino.
É militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e professor da rede pública estadual da Bahia. Concorreu ao cargo de vereador de Salvador, em 2020, também pelo PCB, mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Tem como candidato a vice João Coimbra, também do PCB.
Jerônimo Rodrigues (PT)
Aos 57 anos, Jerônimo é o nome do Partido dos Trabalhadores para seguir ocupando o Governo da Bahia. A sigla está à frente da gestão baiana desde 2007, com dois mandatos, cada, de Jaques Wagner e Rui Costa. Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1991, concluiu mestrado em agronomia pela instituição de ensino, em 1997, e se especializou em desenvolvimento territorial sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2007.
Em sua trajetória, tem atuações ainda como professor, secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), secretário nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e secretário do Desenvolvimento Econômico do Município de Aiquara, entre outros.
Nunca havia concorrido a qualquer cargo na política. Concorre, neste ano, pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil (PT/PCdoB/PV/PSB/PSD/Avante/MDB). Seu candidato a vice é Geraldo Jr. (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Salvador.
João Roma (PL)
Nasceu em 17 de novembro de 1972, no Recife. Se graduou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e é produtor rural. De 2021 a 31 de março deste ano, foi ministro da Cidadania do presidente Jair Bolsonaro (PL). É deputado federal pela Bahia desde 2019; foi eleito com 84 455 votos, filiado ao Republicanos.
Em sua trajetória, tem atuações ainda como chefe de gabinete de ACM Neto (União) na prefeitura de Salvador e vice-presidente da Federação Internacional de Jovens Liberais (IFLRY), entre outros. Concorre, neste ano, pela coligação Bahia de Mãos Dadas com o Brasil (PMB/Patriota/PL/Pros/Agir 36). Sua vice é Leonídia Umbelina, do PMB.
Kleber Rosa (PSOL)
Nasceu em 28 de maio de 1974, em Salvador. Se licenciou em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2002. É investigador da Polícia Civil, professor da rede pública estadual da Bahia e ativista do movimento negro. Em 2018, concorreu ao cargo de segundo suplente de senador pela Bahia, também filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, pela coligação Agora é a vez do povo (Psol/Rede). Seu vice é Ronaldo Mansur (PSOL).
Marcelo Milet (PCO)
Nasceu em 3 de fevereiro de 1986, em Salvador. Tem Ensino Médio completo e é motorista por aplicativo. Concorreu a vice-prefeito de Salvador, em 2020, também filiado ao Partido da Causa Operária (PCO), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Tem como candidato a vice Roque Vieira Jr. também do PCO.