Publicidade
Jornalismo

Quem não votou no primeiro turno deve votar no segundo

Além de uma obrigação, é um direito do eleitor, alertam especialistas

Imagem da noticia Quem não votou no primeiro turno deve votar no segundo
O voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os de 16 e 17 anos no Brasil.
• Atualizado em
Publicidade

O cidadão que não votou no primeiro turno das eleições deste ano pode e deve votar no segundo turno. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Ou seja, se um eleitor faltou ao primeiro turno, ele tem o direito e o dever de comparecer às urnas no segundo, desde que o título eleitoral esteja regular. 

Saiba mais:

Alexandre Rollo, especialista em Direito Eleitoral, explica os possíveis efeitos de faltar ao pleito sem justificar:

Não é porque a pessoa eventualmente perdeu seu direito e dever de votar no primeiro turno que ela fica proibida ou impossibilitada de votar no segundo turno. O importante é que o eleitor que fique três eleições, contando turno a turno, sem votar e sem justificar, pode ter o cancelamento do seu título de eleitor, como uma série de outras consequências como não poder tirar passaporte, não receber vencimentos se a pessoa for um funcionário público. Então, é importante que o eleitor fique atento. Não votou no primeiro turno, vota no segundo turno, você tem esse direito e inclusive essa obrigação.

Antonio Carlos Freitas Júnior, mestre e doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito e Processo Constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP), alerta que as consequências da falta ao pleito não são instantâneas:

As consequências de não votar não são automáticas. Ninguém terá o título suspenso porque não votou uma vez. Muito menos terá o título suspenso em tão pouco tempo. A dica é votar sempre que der e consultar no TSE a situação do título.

Quem não votou no primeiro turno precisa justificar a ausência e tem até 60 dias após cada pleito. Caso não justifique dentro do prazo, além de pagar uma multa de R$ 3,51, a pessoa fica impedida de retirar documentos, como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e emprestar de bancos oficiais, entre outras consequências.

Cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral | Reprodução/TSE

O voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os de 16 e 17 anos no Brasil.


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Bárbara Schneider é jornalista do SBT Rio e SBT News

Você pode também se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade