Onça-parda é flagrada em parque de São Paulo pela primeira vez
Registro do animal foi feito por câmera de monitoramento do Parque Anhanguera
SBT News
Uma onça-parda foi gravada passeando dentro do Parque Anhanguera, entre a zona oeste e a zona norte de São Paulo. As imagens foram captadas por câmera de monitoramento da Divisão da Fauna Silvestre (DFS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O animal usa a área do parque como parte de seu território, que costuma se estender por quilômetros, e provavelmente estava em busca de alimento.
Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) esse é o primeiro registro da onça feito em imagens, embora já tenham sido identificadas pegadas de onças-pardas desde 2019. Não é possível estimar quantos dias ela ficará no território.
"O Refúgio da Vida Silvestre - RVS Anhanguera é uma importante unidade de conservação para a manutenção da espécie, pois trata-se de uma área de vida livre, utilizada por esses animais seja para caçar, procurar um parceiro para reprodução ou como corredor de acesso a outras áreas verdes da cidade", diz a secretaria.
A SVMA afirma ainda que, embora o animal possa espantar ou intimidar as pessoas, "é de extrema relevância a presença destes predadores topo de cadeia circulando na cidade, uma vez que mostra o quão significativo é a conservação dessas áreas verdes para a fauna silvestre".
Leia também: