Vestígios de óleo são encontrados novamente em praias de Pernambuco
Suspeita é que resíduos sejam procedentes do vazamento que ocorreu em 2019
Camila Stucaluc
O governo de Pernambuco informou que vestígios de óleo foram encontrados novamente em praias do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), os resíduos, que apareceram nas orlas de seis municípios, começaram a ser identificados e monitorados no último domingo (28.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As amostras dos materiais recolhidos estão em análise no Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da UFPE [Universidade Federal de Pernambuco]. Já as amostras colhidas pela Marinha do Brasil foram enviadas para a análise do Instituto de Estudos Almirante Paulo Moreira (IEAPM)", disse a entidade.
Até o momento, os locais atingidos em Pernambuco são as cidades de Paulista, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Goiana, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Os vestígios de óleo também foram detectados em praias de Salvador, na Bahia, e no litoral da Paraíba.
+ EUA: Texas confirma possível morte por varíola dos macacos
A principal recomendação é que as pessoas evitem tocar nas bolas de óleo que aparecerem para evitar contaminação. De acordo com ambientalistas, a suspeita é que os vestígios sejam procedentes do vazamento de óleo que ocorreu em 2019, por um navio grego, considerado um dos maiores desastres ambientais já registrados no Brasil.