Exército divulga Ordem do Dia com menções a "notícias tendenciosas"
Texto foi assinado pelo comandante Gomes e fala em narrativas que tentam "manchar nossa honra"
SBT News
O comandante do Exército Brasileiro, general Marco Antônio Freire Gomes, exaltou figuras e feitos históricos da Força, e evitou alusões à política, em manifestação publicada por ocasião do Dia do Soldado, celebrado nesta 5ª feira (25.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Considerado o mais discreto comandante do Exército durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, Freire Gomes fez uma declaração "técnica", e defendeu que valores como estabilidade, legalidade e legitimidade são centrais para o país. O Dia do Soldado é uma das datas mais importantes do calendário militar e faz referência ao nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
Freire Gomes, em determiando momento da nota, afirmou que, se em algum momento, "verdades transfiguradas, notícias infundadas e tendenciosas ou narrativas manipuladas tentarem manchar nossa honra", os soldados devem se lembrar de Caxias, a quem a "calúnia jamais maculou a glória".
O Exército vem, desde 2021, respondendo sobre a fabricação e compra de insumos para a cloroquina, remédio inicialmente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como forma de tratamento da covid - o que não foi comprovado. E também tem reagido a reportagens sobre a compra de medicamentos para disfunção erétil e próteses penianas.
O comandante do Exército evitou referências às discussões políticas ou ao processo eleitoral, no entanto. Freire Gomes afirmou que a Força, eterna defensora dos interesses nacionais, deve permanecer servindo à Nação, e ser reconhecida pelo "patriotismo vibrante, pela busca da modernidade e pelo eficiente e permanente estado de prontidão na garantia de nossa Soberania". "Que a Legalidade, a Legitimidade e a Estabilidade continuem como valores centrais, sempre em respeito ao Povo e a nossa amada Nação. Lembremos que não há Liberdade sem Soberania, a qual para ser mantida, necessita de um Exército forte, capaz e respeitado", registrou.
Em outro trecho da Ordem do Dia do Exército, divulgado nesta quinta, o comandante fez referência à tradição da Força. Mencionou ícones do Exército, como os marechais Osório e Mallet, que atuaram na Guerra do Paraguai, e lembrou momentos considerados gloriosos da história dos militares brasileiros, como a Proclamação da República, a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial e as missões de Paz da Organização das Nações Unidas.
Destacou, ainda, a atuação dos militares nas fronteiras, em operações de combate a crimes ambientais, ao tradicional apoio logístico prestado pelas Forças para garantia de votação e apuração, além de ações durante a pandemia e resposta a desastres naturais
Na manhã desta quinta-feira, o Exército promove a cerimônia de celebração ao Dia do Soldado, com participação do presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades, no Quartel-General do Exército, em Brasília.