Publicidade
Brasil

Colégio Liceu Coração de Jesus fecha após 137 anos por falta de segurança

Número de alunos vinha diminuindo devido ao deslocamento de dependentes químicos da Cracolândia

Imagem da noticia Colégio Liceu Coração de Jesus fecha após 137 anos por falta de segurança
Os alunos que, no momento, estudam no Colégio Liceu poderão ser realocados em outras instituições pertencentes à Rede Salesiana | Divulgação/Liceu Coração de Jesus
• Atualizado em
Publicidade

Colégio Liceu Coração de Jesus de ensino salesiano anunciou, no início de agosto, que vai encerrar as atividades aos 137 anos por conta da falta de segurança pública na região. Localizada na Alameda Dino Bueno, nº 285, Campos Elíseos, o colégio sofre com o baixo número de alunos por conta dos deslocamentos dos dependentes químicos da Cracolândia pela área.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ensino básico no colégio funcionará até o fim deste ano letivo. Em 2023, a instituição passará por uma reestruturação e continuará atendendo a população em vulnerabilidade social.

"Durante todos esses anos, diversas tarefas educativas, desde o começo da história, foram desenvolvidas nesse espaço. Sempre existiu a preocupação de corresponder às necessidades de cada momento. Não é sem dor que temos que assumir os momentos difíceis da história. Nos últimos tempos, temos diminuído o número de alunos e de atendimento e é uma situação delicada", disse o diretor do colégio, Padre Morgado.

Os alunos que, no momento, estudam no Colégio Liceu poderão ser realocados em outras instituições pertencentes à Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que através do Programa Redenção tem gerado ampliação no atendimento dos dependentes químicos e redução do fluxo de pessoas consumindo drogas nas ruas. Além disso, os usuários são encaminhados para atendimento no Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT II), sendo que esse, aumentou quase cinco vezes entre janeiro e julho.

Fundado em 1885, o Colégio é a segunda casa Salesiano no Brasil e passou por transformação ao longo de sua história. 

Liceu teve como primeiros alunos os filhos de escravos e de imigrantes italianos. Posteriormente, um internato foi inaugurado no local, para acolher os filhos de cafeicultores. Ainda, já foram alunos da escola o cantor Toquinho e o ator Grande Otelo.

Em 1924, ao longo da Revolução Paulista, o colégio foi atingido por um dos bombardeios lançados em direção à antiga sede do governo, na época, localizada nas proximidades do complexo, e precisou ser reformulado novamente.

Conhecida por ser a primeira instituição paulistana a oferecer o curso do ensino médio noturno, o colégio já contou com mais de 3 mil alunos e se tornou referência no ensino fundamental e médio.

*Estagiário sob supervisão de João Carlos Coutinho

Leia também

+ Juiz manda prender prefeito de Embu das Artes caso ele não deixe o cargo

+ SP e MG: Bolsonaro e Lula focam nos dois maiores colégios eleitorais

+ "Assumo o compromisso de não me reeleger", diz Simone Tebet

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade