Centro de dados da prefeitura do Rio de Janeiro sofre ataque hacker
Sistemas de algumas unidades de saúde foram prejudicados e serviços online suspensos

Luiza Bervian
A prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta 3ª feira (16.ago) que o centro de dados do município sofreu um ataque cibernético na madrugada da última 2ª feira (15.ago). Ainda não há previsão para reestabelecer o sistema, por isso, todos os serviços do Portal da Prefeitura foram suspensos para proteger os dados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Mesmo com todos os problemas causados pelo ataque criminoso, a Prefeitura do Rio tem procurado amenizar os transtornos para os cariocas", disse o comunicado. O atendimento de pacientes na Secretária Municipal de Saúde não foi afetado, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede Iplan não puderam fazer a inserção de pedido de exames e consultas.
Não houve suspensão das aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. "O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população", disse a nota.
Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com os sistemas fora do ar para fazer a inscrição no CadÚnico. Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.
"A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível", finalizou.
?? ATUALIZAÇÃO
? Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) August 16, 2022
Informamos que seguimos trabalhando para recuperar nosso Datacenter, que sofreu um ataque hacker na madrugada de segunda-feira, 15/08.