PF cumpre mandados contra desvio de R$ 6 milhões no Fundeb do Rio
Transferências eram feitas por uma diretora de uma das creches na comunidade da Rocinha
Camila Stucaluc
Policiais federais cumprem, nesta 5ª feira (28.jul), dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. As ações têm como objetivo combater o desvio de milhões de reais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com os agentes, as apurações, iniciadas em 2021, apontaram que a diretora de uma das creches locais teria movimentado mais de R$ 6,2 milhões de verba de forma suspeita, entre 2018 e 2021. Além de figurar como principal beneficiária das transferências bancárias, a investigada realizou diversas movimentações em favor do companheiro e utilizou o recurso para realizar viagens e compras pessoais.
Suspeita-se ainda que a diretora tenha falsificado documentos com o fim de forjar o número de crianças atendidas pela instituição e garantir o aumento de repasses de verbas públicas do Fundeb e Fnde.
+ Grupo responsável por golpe em investimentos da bolsa é alvo da PF
"A diretora e seu consorte serão indiciados pelos crimes de peculato e estelionato majorado, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão", informou a PF, acrescentando que foi determinado o sequestro do imóvel onde a creche funciona e o uso pela Secretaria Municipal de Educação, que apoiou a investigação.