Estado de São Paulo registra pior clima seco desde 2008
Na capital, já são 30 dias sem chuva significativa
Victor Ferreira
Moradores de São Paulo estão enfrentando um clima seco que não era registrado desde 2008. Na capital, já são 30 dias sem chuva significativa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o clima seco, as crises de rinite se agravaram no último mês. "Sinto um arder, um queimar [do] nariz, acordar com a boca mais seca do que o normal", relatou a fonoaudióloga Daniela Caropreso ao SBT. Para a mãe da Daniela, a situção foi ainda pior. Na semana passada, dona Gisela acordou com o nariz sangrando. "Eu pus a mão no travesseiro e ele estava molhado. Estava escorrendo sangue por tudo quando é lado", relatou Gisela Gomes.
"O tempo seco resseca a mucose das vias respiratórias, então, quem tiver rinite, asma, bronquite, vai ter mais sintomas respiratórios", explicou Clóvis Eduardo Galvão, médico da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
Além disso, com menos chuva e o ar seco, gases poluentes se concentram nas camadas mais baixas da atmofera. A faixa acizentada no céu de São Paulo é um exemplo da condição. As particulas nocivas à saúde, por sua vez, vão parar nos pulmões."As particulas de água presentes na atmosfera promovem a deposição de poluentes. Quando o ar está seco, a deposição úmida não ocorre", afirmou Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet.
A falta de umidade ainda deve levar um tempo --- enquanto não terminar o bloqueio atmosférico causado pelo ar seco, que impede a formação de nuvens. "São Paulo ainda está com a atmosfera bem estável, então ainda vamos ter que esperar uma outra entrada de frente fria, lá pra segunda semana de agosto, ou algo assim, mas nos próximos dias a gente tem que se preparar por aqui para um tempo bem seco", apontou Helena.