SP: blocos de carnaval anunciam desfiles mesmo sem apoio da prefeitura
Evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho e contará com mais de 200 comissões
Camila Stucaluc
Os blocos de carnaval da cidade de São Paulo divulgaram uma nota defendendo a realização do evento mesmo sem o apoio da prefeitura. Segundo as entidades, a ausência de patrocinador não é um empecilho e os blocos sairão pelas ruas em arranjos diversos durante o próximo fim de semana (16 e 17 de julho).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Reiteramos que quem cancela o carnaval não é a ausência de empresa patrocinadora. O carnaval se faz ao momento que pessoas se reúnem na rua pública para brincar, batucar, cantar e serem felizes. Blocos em arranjos diversos, vão sair em julho exercendo seu direito legítimo de manifestação cultural garantido pela constituição", diz o texto.
Assinado pelos coletivos Arrastão dos Blocos, Comissão Feminina do Carnaval de Rua e Fórum dos Blocos, o documento reforça que as entidades souberam do cancelamento da festividade pela mídia, sendo que os mais de 200 blocos já estavam na preparação e contratação de fornecedores.
"Em dois anos de hiato carnavalesco sobrou abandono do setor cultural, na qual o carnaval de rua se encontra, e faltou soluções pensadas em conjunto, administração pública e seus carnavalescos em prol da linguagem do carnaval que pode e deve ser pensada o ano todo, e não somente como um evento que se liga e desliga", defendem os blocos.
O carnaval de rua em São Paulo foi cancelado no início de mês por falta de patrocínio. De acordo com a prefeitura, para o festejo acontecer, foi lançado um edital de patrocínio de ao menos R$ 10 milhões, atendendo a mais de 300 blocos que manifestaram interesse. O anúncio, no entanto, não obteve interessados.
+ Entidades indígenas denunciam "tragédia humanitária" em Terra Yanomami
Posteriormente, houve um segundo edital, com lance mínimo de R$ 6 milhões, mas, novamente, nenhuma empresa privada se interessou em financiar o evento. Após suspender o festejo, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Cultura será a organizadora do Carnaval 2023 e irá formar uma comissão representativa com os blocos de rua.