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Brasil

Volume do transporte de cargas por ferrovias bate recorde em 2021

Minérios e produtos agrícolas são cada vez mais escoados pelos vagões de trens no Brasil

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Trem em movimento (Reprodução/SBT Brasil)
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O volume do transporte de cargas por ferrovias no Brasil bateu recorde no ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). A modalidade é mais barata, mas enfrenta problemas estruturais pela falta de investimentos.

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A modernidade, em vários países, chegou sobre trilhos. Isso foi há dois séculos. O Brasil ainda corre atrás do tempo perdido, mas já tem números para comemorar. Minérios e produtos agrícolas são cada vez mais escoados pelos vagões de trens.

O transporte de cargas em ferrovias no Brasil mais do que dobrou na última década. No ano passado, atingiu quase 500 mil contêineres movimentados. E ainda tem muito espaço para crescer. Mas isso requer tempo e dinheiro.

"Não é uma situação fácil, os investimentos em ferrovia demandam tempo, demandam passar governos", fala Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes. Ainda segundo ele,  "não se faz uma ferrovia em 2, 3, 4 anos, então isso tudo requer planejamento de Estado, requer planejamento apolítico, que independa de vontades políticas".

No maior país do mundo em extensão, a Rússia, 81% do que se produz é transportado por trilhos. No Brasil, 21%. A expectativa com o novo marco regulatório do setor é que esse índice seja de 32%, em 2035. "O mercado já enxergou na ferrovia as vantagens desse modal ferroviário, que é menor emissão de CO2 para atmosfera, mais segurança da carga e menos acidentes e também um custo 21% inferior a outros modais", falou Diogo Kling, gerente de comunicação da MRS logística.

Conforme Marcus Quintella, "nós temos que chegar no porto com um preço de transporte, preço de commodities competitivo". Ele acrescenta que "não podemos ter uma produção efetiva" e ela ser modificada "pela eficiência da infraestrutura de transporte".

Hoje em dia são 30 mil km de linhas, sendo que efetivamente, 12 mil são bem aproveitadas. Investir na rede ferroviária também preserva o meio ambiente. Com 10 litros de combustível, um trem pode percorrer até 204 km. A distância é 600 vezes maior do que a que pode ser percorrida em um caminhão. Mas para ter uma boa malha ferroviária, é importante também investir na malha viária. Uma conectada à outra. Para se ter uma ideia, apenas 14% das rodovias brasileiras são asfaltadas. Nada anda sozinho e sem planejamento.

"O modal rodoviário é complementar ao ferroviário. A gente entende aqui que a gente precisa se unir, unir forças, rodoviário e ferroviário para que a gente tenha uma matriz de transportes brasileira mais saudável", falou Kling.

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