Ministério da Saúde confirma mais três casos de varíola dos macacos
As confirmações desta 5ª feira (23.jun) se referem a pessoas sem viagens a países em surto da doença
Anderson Scardoelli
O Brasil tem, atualmente, 14 casos confirmados de varíola dos macacos. Em nota divulgada na noite desta 5ª feira (23.jun), o Ministério da Saúde confirmou que, nas últimas horas, mais três registros da doença foram identificados no país. E com um detalhe: desses novos, nenhum dos contaminados tem histórico de viagem recente a algum país onde a doença -- também chamada de Monkeypox -- é considerada endêmica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o governo, os três pacientes que entraram agora para a lista de infectados pela varíola dos macacos no país têm características em comum. São da capital paulista, do sexo masculino e com idades de 24 a 37 anos. Com isso, o estado de São Paulo passa a ter dez registros da doença.
"Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações."
"Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão. Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município", informa o Ministério da Saúde.
Varíola dos macacos no Brasil
Fora São Paulo, apenas outras duas unidades federativas têm, até o momento, registros de varíola dos macacos. Com dois casos confirmados cada, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul completam as estatísticas -- que estão sendo atualizadas diariamente pelas autoridades sanitárias do país.
Leia mais:
+ Covid-19: Brasil registra mais 72.049 casos e 365 mortes em 24 horas
+ OMS estuda declarar varíola dos macacos como 'emergência de saúde global'
+ Conrado, da dupla com Aleksandro, deixa hospital 46 dias após acidente