Homem de 41 anos é caso suspeito de varíola dos macacos em São Paulo
Amostras coletadas dele estão sendo analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo confirmou nesta 4ª feira (8.jun) que investiga um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de um homem, de 41 anos, morador da capital paulista, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Riba, na zona oeste da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Amostras coletadas dele estão sendo analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz e o Laboratório Central em Saúde Pública (Lacen) de São Paulo. O paciente viajou a Portugal e Espanha recentemente e apresentou os primeiros sintomas, como febre e mialgia, no dia 28 de maio.
Na 2ª feira (6.jun), o Ministério da Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença no estado; foi notificado em 4 de junho e é uma mulher, de 26 anos, que não viajou recentemente, não teve contato com pessoas possivelmente infectadas e está internada em um hospital público paulistano, mantida em isolamento e com quadro clínico estável. Os contatos domiciliares dela estão sendo monitorados pela Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região.
No total, há sete casos suspeitos no país, espalhados por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e São Paulo. A varíola dos macacos é um tipo de varíola, considerada uma doença rara. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe, como febre, exaustão e dor de cabeça. Infectados pela doença também apresentam erupção na pele, rosto e corpo.
Veja também: