Projeto de Lei visa promover samba na cidade de São Paulo
Se aprovada, medida vai direcionar R$ 4 milhões a programas ligados ao gênero musical
Com o objetivo de promover iniciativas de fomento ao samba, um evento vai reunir na Câmara Municipal de São Paulo, um grupo de apoiadores ao Projeto de Lei 01-00253/2022, que se aprovado vai direcionar R$ 4 milhões a projetos sobre o gênero musical. De autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), o ato de apoio que será realizado nesta terça feira (07 jun), terá uma roda de samba no Auditório Freitas Nobre e vai reunir diversos artistas como Seu Thobias do Vai Vai, a cantora e compositora Raquel Tobias, Seu Carlão do Peruche, além do grupo Samba de Dandara, da intérprete Dona Duda Ribeiro e do pesquisador e jornalista Moisés da Rocha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além da verba, o ato também prende discutir parcerias com o setor privado para o fomento do gênero musical na capital paulista, além de promover pesquisas ligadas ao samba urbano, rural e às rodas de jongo --- dança brasileira de origem africana. Apoio a artistas do teatro, da dança, do cinema, bem como compositores, cantores e músicos da cidade também são previstos no PL.
Para discutir o Projeto de Lei, e outras medidas que possam contribuir para a promoção do gênero, foi criado, em 2021, o Fórum Permanente do Samba, que conta com a participação de sambistas de São Paulo. Atualmente, o município não tem verbas e editais específicos para as produções ligadas ao estilo, de modo que apenas as 14 escolas de samba do Grupo Especial e as escolas do Grupo de Acesso 1 e 2 do Carnaval recebem verba da empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo (SPTuris) e da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura, para realizar os desfiles das agremiações no sambódromo do Anhembi.
Ainda sem data para ser votado na Câmara, o acesso aos recursos se dará por meio da disputa de editais da Secretaria Municipal de Cultura, em que poderão ser contemplados áreas que tenham como abordagem obras de compositores independentes, apresentações musicais, projetos audiovisuais, oficinas de confecção de instrumentos musicais, dentre outras.
Leia também: