Com 20 mil desabrigados, Alagoas anuncia auxílio a atingidos pela chuva
Medida beneficia famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o dia 25
Rodolfo Andrade
O Governo do Estado de Alagoas anunciou, nesta terça-feira (31.mai), um pacote de medidas assistenciais para os municípios e famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingem a região desde a última quarta-feira (25.mai). Um auxílio de R$ 2 mil será pago em quatro parcelas aos desabrigados. Até o momento, o Estado registra três mortes e quase 20 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas, em 33 municípios de diversas regiões.
"Daremos uma assistência especial a todos os municípios. É o governo do Estado trabalhando de um lado, as prefeituras por seu lado, para que esses benefícios cheguem quanto antes ao povo alagoano, principalmente às pessoas mais atingidas pelas chuvas", disse o governador Paulo Dantas (MDB).
Durante a reunião com prefeitos das cidades atingidas, Dantas anunciou medidas para a reconstrução de pontes, recuperação de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos, e recuperação de estradas vicinais. Além das medidas assistenciais, a gestão criou um grupo de trabalho para tratar com os municípios a distribuição dos benefícios anunciados pelo governo para as famílias que necessitam.
"Tivemos informação da nossa Sala de Monitoramento, através da Defesa Civil, que até o dia 4 de junho o volume de chuvas ainda será muito grande. Então cancelamos os eventos do dia 1° ao dia 4 de junho. Estamos analisando a intensidade das chuvas e, a partir do dia 4, se continuarem essas chuvas fortes, nós vamos cancelar o São João", pontuou o governador.
Previsão
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) a previsão é muito alta a possibilidade de alagamentos e inundações urbanas no Leste Alagoano, como a capital Maceió, devido aos acumulados de chuva nos últimos dias nas bacias hidrográficas e à previsão de continuidade de chuva ao longo do dia, podendo gerar acumulados significativos nas próximas 24 horas. Já no agreste alagoano, é considerada moderada a possibilidade de ocorrências de alagamentos e inundações urbanas. O risco de deslizamentos e desabamentos segue considerado alto em Maceió.
São João adiado
Devido às fortes chuvas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), anunciou ontem o adiamento do início das festividades de São João - que tinham previsão de shows musicais durante 30 dias. A retomada dos festejos públicos de São João após a pandemia foi anunciada no dia 23 de maio. A programação, inicialmente divulgada, tinha 30 dias de festas na capital e em diversos municípios do interior de Alagoas, com uma expectativa de geração de 30 mil empregos.