1 bilhão de pessoas com deficiência não têm tecnologias de apoio
ONU destaca que faltam cadeiras de rodas, aparelhos auditivos e aplicativos para comunicação
SBT News
Cerca de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência não têm acesso a tecnologias de apoio como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos e aplicativos de auxílio para a comunicação. Os dados são do novo Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (16.mai). Países de baixa e média rendas somam a maioria dos excluídos, com casos que produtos de apoio chegam somente a 3% das pessoas que necessitam, sendo que em países ricos, chegam a 90%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo diretora-executiva da Unicef, Catherine Russell, há 240 milhões de crianças com algum tipo de deficiência sem produtos assistivos. Sem a tecnologia, as crianças podem sofrer discriminação e acabar sofrendo com trabalho infantil, com dificuldades nos níveis individual, familiar e comunitário.
Até 2050, 3.5 bilhões de pessoas vão precisar de produtos de apoio, segundo o relatório. Os motivos são o envelhecimento da população e a prevalência de doenças não transmissíveis em todo o mundo.
*Com informações da Agência ONU
Saiba mais: