Santa Catarina investiga caso suspeito de hepatite infantil desconhecida
Criança de 7 anos deu entrada em hospital de Itajaí com sintomas da doença
SBT News
Um caso suspeito de hepatite aguda grave em uma criança de 7 anos é investigado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC). A pasta foi notificada na 6ª feira (6.mai) pelo município de Itajaí, onde o paciente deu entrada no Hospital Pequeno Anjo, em 4 de maio, com sintomas da doença desconhecida.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele apresentava inflamação do fígado, caracterizado por icterícia (pele e olhos amarelados), náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal, e recebeu alta após apresentar melhora no estado clínico. O caso é acompanhado pela SES-SC. No Rio de Janeiro, outros seis casos suspeitos de hepatite aguda grave em crianças, com causa desconhecida, estão sendo investigados. Dos seis casos investigados, três são de moradores da capital, sendo duas crianças de 4 e 8 anos, e um bebê de 2 meses. Em Niterói, uma criança de 3 anos está com suspeita da doença, assim como outra de 2 anos em Araruama.
Na cidade de Maricá, um bebê de 8 meses faleceu. A morte seguem em investigação pela secretaria estadual de saúde.
Ao menos 230 casos de hepatite aguda de causa desconhecida no mundo foram notificadas à Organização Mundial da Saúde (OMS) até 3 de maio. A maioria deles na Europa.