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Brasil

Cafézinho está presente mais de três vezes no dia do brasileiro

Levantamento da São Paulo Coffee Hub indica predominância do consumo da bebida pela manhã e fim da tarde

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Em 2021, Brasil foi considerado o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos | Pixabay
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Uma pesquisa encomendada pela Abic ao São Paulo Coffee Hub indicou que o cafézinho está presente mais de três vezes no dia dos brasileiros. Para muitos dos 1.070 entrevistados, a bebida é sinônimo de aconchego, desencadeando boas lembranças principalmente em relação ao âmbito familiar.

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No geral, os participantes foram divididos em três grupos, sendo público geral (83%), entusiastas (12%) e especialistas (5%). Do primeiro grupo, 23% afirmaram que consomem café mais de três vezes ao dia, enquanto 38% tomam a bebida de manhã e de tarde. Já entre os entusiastas e especialistas, 23% de cada grupo disseram consumir uma xícara de café mais de três vezes ao dia.

Para o público geral, a palavra "especial" está relacionada ao bem-viver e a momentos de alegria. "É um café que quando estamos com estresse, algum problema, o café ajuda a relaxar, o café é especial em vários aspectos para começar um bom dia, ou no caso daqueles dias de guerra, e finalizar o dia com um bom café. Isso é perfeito", diz Dona Sandre, enfermeira da Zona Oeste de São Paulo.

Já entre os entusiastas, a graça é compartilhar conhecimentos sobre a bebida, como os tipos de aroma e a seleta dos grãos. Para os especialistas, por outro lado, a definição de especial está relacionada à qualidade do café. "O café especial é produzido de forma mais aperfeiçoada nos requisitos de altura, época do ano, solo etc. Além disso, geralmente também são mais frescos, recém-torrados e preparados de forma mais detalhista", afirma Daniela, analista de sistemas.

Outro ponto da pesquisa foi a tendência de consumo de cafés sem açúcar. Cerca de 34% do público geral afirmou gostar de apreciar a bebida sem adoçá-la. Entre os entusiastas, a média chega a 49%, e, entre os especialistas, alcança 81%.

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Durante o isolamento social, grande parte dos entrevistados afirmou que continuou tomando uma xícara de café pela manhã, enquanto cerca de 20% manteve o consumo do cafézinho no fim da tarde. Em 2021, por exemplo, o consumo no Brasil alcançou 21,5 milhões de sacas, sendo considerado o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

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