Publicidade
Brasil

Onça-parda é vista em área onde era considerada extinta

O animal foi flagrado em uma reserva em Maricá, no Rio de Janeiro

Imagem da noticia Onça-parda é vista em área onde era considerada extinta
Onça-parda é flagrada por câmara de projeto ambiental em área onde era considerada extinta | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada por câmeras em reserva ambiental no município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O felino era considerado extinto na região há mais de um século, segundo informações da prefeitura municipal.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A espécie da onça era considerada extinta há mais de um século na área litorânea. Considerado o segundo maior felino do Brasil, a suçuarana é menor apenas que a onça-pintada e, arredia, não se deixa flagrar com facilidade. Seu habitat se estende da Patagônia, no sul, até o Canadá, no norte, incluindo todas as regiões e biomas brasileiros.

Outro animal também ameaçado de extinção foi visto na região: um gato maracajá da espécie "Leopardus wiedii", um felino selvagem pouco maior que um gato doméstico, com manchas pretas como uma onça-pintada.

Os registros foram feitos no último trimestre de 2021, com armadilhas fotográficas instaladas no Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar), uma das áreas de proteção ambiental do município.

As informações do projeto são registradas numa base de dados sobre a Mata Atlântica, que será disponibilizada para pesquisas e projetos de conservação e meio ambiente. A prefeitura de Maricá também afirmou que os animais não representam risco para a sociedade, somente para animais criados soltos como galinhas, porcos e bezerros. Por isso, a prefeitura vai começar a orientar a população para reduzir as possibilidades de ataques.

Izar Aximoff, biólogo da UERJ, conta que os animais foram gravados com "armadilhas fotográficas" e reacendem a esperança para a conservação das espécies na zona costeira da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O último "indivíduo" da onça-parda na região, segundo o especialista, desapareceu. Antes dele, o último registro foi há mais de 100 anos. Veja a entrevista:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade