Estudo revela aumento constante da temperatura no Brasil
O resultado, segundo Instituto Nacional de Meteorologia, foi uma maior incidência de temporais nos últimos 90 anos

SBT Brasil
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam um aumento constante da temperatura no Brasil, nos últimos 90 anos. O resultado, de acordo com o estudo, foi uma maior incidência de temporais no país, como os observados, recentemente, na Bahia, em Minas Gerais e na Região Serrana do Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com uma frequência e intensidade cada vez maiores das chuvas, cenas de alagamentos e destruição em decorrência de eventos climáticos se tornaram cada vez mais comuns nas cidades brasileiras, com o passar dos anos. Na capital pernambucana, Recife, moradores tiveram que se locomover com a água na altura do pescoço, depois do temporal que atingiu a região, nesta 2ª feira (21.mar). Já no município Camaragibe, as chuvas vitimaram um adolescente.
"Tem chovido muito. Deu umas três enchentes aqui. Quando o sol está muito a pino, muito quente, a gente tem medo. Não sou só eu; é toda a rua", relata o aposentado Zoran Kocman, que mora no bairro de Pirituba, na zona oeste da capital paulista, que também tem sofrido com alagamentos. "É um trauma, né? Minha casa foi destruída. Minha casa saiu".
Quem vive em São Paulo certamente já percebeu o calor mais intenso a cada ano. De acordo com o monitoramento do Inmet, as temperaturas mínimas na cidade subiram quase 3 graus nos últimos anos. "As cidades mudaram, a gente tem mais gases sendo liberados. A temperatura mínima, a média, a máxima, praticamente todas aumentaram", observa a meteorologista do Inmet, Márcia Seabra.
Como consequência dessa mudança nas temperaturas vêm os temporais, que triplicaram desde 1991, ultrapassando 100 milímetros em alguns períodos. Para os especialistas o Inmet a justificativa para todas as alterações climáticas é simples: aquecimento global, maior urbanização das cidades e outras ações do homem. "Isso, na verdade, já está acontecendo, isso já é real. Tem vários fatores que precisamos olhar com carinho, com atenção, para começar a mudar a partir de agora", conclui a meteorologista.
Leia também: