PF prende vereador de Nilópolis apontado como líder de grupo miliciano
Organização atuava no comércio ilícito de cigarros, venda de gás GLP e serviços conhecidos como gatonet
SBT News
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), juntamente com a Polícia Federal, realiza, na manhã desta 5ª feira (10.mar), uma operação para desmantelar o grupo miliciano liderado pelo vereador de Nilópolis, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, conhecido como "Maurinho do Paiol". De acordo com os agentes, 11 pessoas foram detidas no âmbito da ofensiva. Entre eles, está o vereador da cidade carioca.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda são cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos denunciados e na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza. Conforme a denúncia, a organização criminosa possui como principais atividades a exploração de serviços de 'gatonet', a venda de gás GLP, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi nas localidades dominadas, principalmente em Nilópolis.
"As investigações revelaram que a organização é estruturalmente ordenada e possui dimensões consideráveis, atuando de forma setorizada, com o objetivo de auferir vantagens, tanto patrimoniais, como de domínio do território e imposição de força, mediante a prática de crimes como homicídios, extorsões, corrupção, interceptação e distribuição clandestina de sinal de TV a cabo, entre outros", informou o MPRJ.
O grupo mantém relação próxima com a organização criminosa que já foi liderada por Wellington da Silva Braga, o "Ecko", morto em 2021, e atualmente liderada pelo irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o "Zinho". O grupo utiliza armas de fogo para disseminar o temor e exercer o domínio sobre a população das localidades dominadas, além de atuar no tráfico de drogas.