Estrutura de escola ameaça cair e estudantes denunciam precariedade
Rachaduras, ferros expostos, ameaça de desabamento: prédio em MG é tombado e tem 500 alunos matriculados
Primeiro Impacto
Estudantes e funcionários de uma escola estadual da região leste de Belo Horizonte (MG) denunciaram a precariedade do local após observar pontos em que a estrutura pode vir abaixo. Rachaduras, ferragens expostas e outros problemas foram encontrados.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Não tem como estudar. Não tem como. Isso é uma falta de respeito", lamentou um estudante. Partes das vigas estão sustentadas por pilares de madeira e faltam telhas para cobrir todo o telhado. A quadra poliesportiva foi interditada porque parte do prédio em frente ameaça desabar.
Professores, sem ser identificados, relataram que não dão aulas em salas que possuem problemas estruturais, por conta do risco aos alunos. São dez salas e parte do teto de uma delas desabou. Para os servidores, a solução seria a interdição total do espaço para a reforma da edificação, que é tombada pelo patrimônio histórico.
A escola atende 500 alunos, dos 6º no do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. Entre os estudantes, há deficientes físicos.
Segundo a Secretaria de Educação do estado, como a escola estadual José Bonifácio é tombada, qualquer tipo de reforma ou intervenção precisa de aprovação e análise. A pasta também afirmou que a superintendência responsável pela coordenação da unidade de ensino já solicitou "medidas paliativas" e que as aulas foram "retomadas com segurança" para alunos e professores.
VEJA TAMBÉM: