SP: Hospital do Servidor Público Estadual registra menor estoque de sangue desde 2020
Baixo índice de doação está relacionado ao aumento dos casos de coronavírus
SBT Notícias
O banco de sangue do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, conta com o menor estoque desde o início da pandemia. O baixo índice de doação, por sua vez, está relacionado ao aumento de casos de coronavírus e o período de férias escolares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além da covid-19, as bolsas de sangue são destinadas aos tratamentos de neoplasias e cirurgias. O estoque baixo atinge principalmente os tipos A+ e O-. Em janeiro, foram 534 bolsas de sangue doadas. O número é 50% menor quando comparado ao mesmo período de 2021.
Ao SBT, a enfermeira Alessandra Lúcia explicou alguns dos requisitos para fazer a doação. "Para doar precisa ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, comparecer com documento oficial [digital ou impresso], e estar alimentado no dia da doação. As vacinas contra a covid-19 têm uma inaptidão temporária - para a CoronaVac são 48 horas. Já as demais, 7 dias".
Para doar sangue no Hospital do Servidor Público Estadual, é necessário comparecer ao endereço Rua Pedro de Toledo, 1800, Vila Clementino. A coleta é feita de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados, das 8h às 16h. Não é necessário agendar horário. Estão impedidos de doar sangue os diagnosticados com covid-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas.