Publicidade
Brasil

Sisu 2022 libera consulta de vagas em universidade públicas

Programa é destinado a estudantes que participaram do Enem 2021

Imagem da noticia Sisu 2022 libera consulta de vagas em universidade públicas
Programa oferece vagas em cursos de instituições públicas de ensino superior | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Estudantes de todo o país já podem consultar o número de vagas disponibilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022. As informações e outras regras do processo seletivo, como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais, estão disponíveis na página do programa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Sisu é destinado apenas para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que não zeraram na redação. As inscrições para o processo de seleção acontecerão entre 15 e 18 de fevereiro, após a divulgação da nota do Enem - prevista para 11 de fevereiro.

O Sisu é responsável por oferecer vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições também possuem ações afirmativas próprias ou bônus. 

+ Especialistas tiram dúvidas para uma volta às aulas mais segura

O processo seletivo é realizado a partir da nota de corte de cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Quando a vaga não é preenchida, ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera. 

Confira o calendário completo:

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições;
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular;
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera;
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular;
  • A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade