CoronaVac: governo de SP libera vacinação de crianças sem comorbidades
8 milhões de doses do imunizante serão disponibilizadas para todo o estado
SBT News
O governo do estado de São Paulo anunciou, na 5ª feira (20.jan), o novo calendário de imunização contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Com a liberação do uso da vacina CoronaVac, a expectativa é de imunizar todo o grupo (4,3 milhões) com a primeira dose em, no máximo, três semanas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o momento, apenas crianças de 11 anos, com comorbidades, indígenas e quilombolas estavam sendo vacinadas. Com o novo cronograma, o estado começa a imunizar com a CoronaVac crianças com idade entre 9 e 11 anos sem comorbidades e de 6 a 11 anos com comorbidades, deficiências, além de quilombolas e indígenas. Para o grupo de 5 anos, será usada a vacina da Pfizer.
As primeiras aplicações infantis com o novo imunizante aprovado, produzido pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, começaram ontem (20.jan) na capital paulista, logo após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As primeiras crianças imunizadas foram Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, e Camila Pastore, de 10, em evento simbólico.
+ Covid-19: número de crianças e adolescentes internados cresce 61% em SP
O estado conta com 5.200 pontos de vacinação e mais 300 escolas públicas para aplicar o imunizante em crianças. No total, 8 milhões de doses da CoronaVac devem ser distribuídas nos 645 municípios paulista. O intervalo entre a primeira e a segunda dose para quem recebe a vacina CoronaVac é de 28 dias, enquanto o entremeio do imunizante pediátrico da Pfizer é de oito semanas.
Confira o calendário divulgado pelo Estado:
- De 20/01 a 30/01: crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades.
- De 31/01 a 10/02: crianças de 5 a 8 anos sem comorbidades.
- Desde 14/01: crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, indígenas ou quilombolas.
Veja reportagem do SBT Brasil: