Governador do Rio sugere cancelamento do carnaval em todo o estado
Prefeitura da capital suspendeu a folia de rua; desfiles na Sapucaí entram em xeque
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou ter sugerido ao Grupo Técnico de Assessoramento a eventos de Saúde Pública, da Secretaria estadual de Saúde, a suspensão do carnaval de rua em todo o estado. Na capital, o prefeito Eduardo Paes (PSD) já havia informado o cancelamento da folia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Seria irresponsável autorizar aglomerações, sem haver a possibilidade de seguir os protocolos sanitários, enquano os casos de covid-19 crescem", escreveu o governador nas redes sociais. "Orientei a Secretaria de Saúde que dialogue com o conselho de secretários de Saúde para que o evento não seja autorizado nos municípios", acrescentou.
Ainda segundo Cláudio Castro, o comitê científico da secretaria se reuniu nesta 6ª feira (7.jan) para deliberar sobre o tema. Está em discussão, inclusive, a realização do desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
Especialistas estão reunidos neste momento para deliberar. Orientei a @SaudeGovRJ que dialogue com o conselho de secretários de saúde para que o evento não seja autorizado nos municípios.
? Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 7, 2022
Na última 3ª feira (4.jan), o prefeito Eduardo Paes anunciou o cancelamento do carnaval de rua na capital fluminense. Na ocasião, ele argumentou que não era possível esperar mais para decidir sobre a realização da festa em razão da infraestrutra que ela demanda e dos contratos com patrocinadores. Por isso, foi necessário tomar a decisão com base no atual cenário epidemiológico.
O prefeito, contudo, disse que o desfile das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí estaria garantido, bem como as festas em locais fechados -- nos quais é possível cobrar comprovante de vacinação e teste de covid dos foliões. Porém, ressaltou que isso poderia provocar uma "elitização" da festa. Assim, afirmou que ainda estuda uma forma de realizar festas gratuitas.
+ Distrito Federal cancela festas de Carnaval
Em razão do surto de gripe e da nova alta nos casos de covid-19, diversas cidades decidiram cancelar os festejos pelo segundo ano consecutivo. Entre elas, estão as seis que mais receberam foliões no carnaval de 2020: Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda, Recife e Belo Horizonte. Outras que suspenderam a folia foram Florianópolis, Brasília e Curitiba.