Portela se torna patrimônio imaterial do Estado do RJ
Medida tem como objetivo preservar a cultura do samba, da música e da história da agremiação
A escola de samba Portela se tornou patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei, de autoria do deputado Dionísio Lins (Progressista), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial de 2ª feira (6.dez).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme o texto, a medida tem como objetivo preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local dos ensaios da azul e branco e visitação turística de uma das maiores festas populares do país. Segundo Castro, as escolas de samba já são patrimônio cultural da cidade com desfiles que levam milhares de pessoas à Marquês de Sapucaí todos os anos.
"Reconhecer, agora, a Portela como patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro corrobora a importância da cultura para o nosso estado. Além disso, a azul e branco de Madureira é a mais antiga escola de samba em atividade permanente nos dias de hoje", destacou o governador. Agora, as escolas ficarão ativas durante o ano inteiro e estarão livres para realizar as atividades carnavalescas, além de agremiações do samba.